
A verificação da condição de fluidos hidráulicos é ponto chave para a confiança e eficiência de sistemas. A limpeza de fluidos pode ser testada e controlada com a ajuda de um contador automático de partículas.
O resultado da contagem de partículas é uma ferramenta importante para o usuário tomar decisões sobre a necessidade da realização de manutenções: baseado no grau de contaminação, podendo justificar a necessidade da limpeza do fluido em operação, por exemplo através de filtração.
Para obtermos resultados representativos, os fluidos hidráulicos devem ser analisados em linha. A medição offline, através da amostragem individual, não é recomendada para fluidos hidráulicos. O principal benefício da análise online é a medição contínua. Quando usamos fluidos hidráulicos, o procedimento para extrair a amostra do sistema para o frasco pode acarretar contaminação cruzada. Se, fluidos hidráulicos são medidos em linha, não haverá risco nenhum de contaminação.
Os efeitos da armazenagem de amostras, como: aglomeração e sedimentação podem ser evitados. Se a amostra é retirada de maneira correta através de um by-pass/medição online, a amostra poderá ser analisada refletindo condições que se aproximam muito das encontradas na operação real.
Uma amostragem correta e profissional é caracterizada pelos seguintes critérios:
- O ponto de medição onde é feita a coleta deve estar localizado em uma área representativa. Nos sistemas hidráulicos, pontos de coleta adequados se localizam naqueles lugares onde a corrente do fluido é turbulenta: Neste ponto, o fluido hidráulico se encontra no seu estado natural, como em toda a operação;
- A mangueira usada para extração deve estar limpa. Sempre verificar o estado da mesma antes de iniciar a medição;
- Em sistemas hidráulicos, a sujeira é acumulada diretamente ou atrás das conexões do tubo: em qualquer caso, os tubos devem ser bem lavados antes da medição. O fluido de rinsagem pode ser reposto no tanque para uso posterior. Depósitos de contaminantes são removidos durante o processo de limpeza e resultados falsos são evitados.
No momento de coletar a amostra, devemos prestar atenção no local onde está sendo feito. O cuidado em extrair a amostra deve estar de acordo com as condições do meio ambiente: por isto, a extração de amostras em lugares abertos sujeitos a grande contaminação deve ser feita com maior cuidado que outros ambientes limpos.
Conheça o Contador de Partículas Online de Alta Resolução para Monitoramento de Óleos

PAMAS S50:
– Baixo custo e alta performance;
– Classe de contaminação de acordo com a ISO 4406;
– Com ou sem bomba; – Além de fornecer o código ISO, o PAMAS S50 mede o número de partículas em 8 canais de tamanhos diferentes e dá um alerta inicial no caso de falhas em máquinas ocasionadas pela presença de grandes partículas.