Análise de Viscosidade – O que é viscosidade de pressão constante e seus benefícios?

7 minutos para ler

Esta foi uma entrevista concedida pelo Dr. Larry Spino Global Product Manager da PAC LP, representada exclusiva da Pensalab, a AZoM.

O que é viscosidade?

A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido a fluir devido à sua composição molecular. Essa composição molecular cria uma fricção interna que resiste à deformação gradual quando uma tensão de cisalhamento ou tração é aplicada, ou seja, quando um fluido entra em contato com superfícies sólidas. A maioria compara a viscosidade de um fluido à sua espessura. Fluidos mais grossos têm uma viscosidade mais alta em comparação com fluidos relativamente mais finos. Por exemplo, na mesma temperatura, o mel normalmente terá uma viscosidade maior que a da água. Existem duas medidas de viscosidade: dinâmica (absoluta) e viscosidade cinemática. A viscosidade dinâmica é a relação entre a tensão de cisalhamento do fluido e a taxa de cisalhamento aplicada a ele. A viscosidade cinemática está relacionada à viscosidade dinâmica pela densidade do fluido. A viscosidade cinemática é igual à viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido.

Por que devemos medir a viscosidade?

Entender como um fluido se comportará é importante para projetar máquinas com partes móveis, aplicar fluidos em estruturas, transportar fluidos através de tubulações, encher contêineres, etc. É importante lembrar que, para líquidos, a viscosidade cinemática diminui com a temperatura mais alta. Para gases, a viscosidade cinemática aumenta com a temperatura mais altas.

Quais indústrias necessitam realizar testes de viscosidade?

Qualquer setor para o qual é importante conhecer as propriedades de fluxo de um fluido para estimar como armazenar ou manusear eficientemente tais fluidos. As indústrias que testam a viscosidade incluem petróleo e produtos químicos, farmacêuticos e cosméticos, tintas e revestimentos, pavimentos, alimentos e bebidas, entre outros.

Quais são os diferentes tipos de viscosímetros?

Normalmente um viscosímetro pode medir a resistência de um fluido ao fluxo. É a comparação com outro fluido com uma resistência conhecida que dá o significado da medida para sua aplicação. Alguns tipos de viscosímetro incluem orifício, capilar, pistão de queda, rotação, queda de esfera, vibração, pressão constante, etc. A indústria de processamento de hidrocarbonetos avalia medições de viscosidade cinemática direta, pois o valor da viscosidade cinemática é usado para classificar a maioria dos produtos químicos, como lubrificantes, graxas e combustíveis.

O que há de diferente nos viscosímetros de pressão constante?

Viscosímetros de pressão constante usam uma força motriz constante ao invés de simples gravidade para medir a resistência do fluido através de um tubo reto. Um viscosímetro de pressão constante projetado e fabricado pela Phase Technology não usa vidro, que pode quebrar como nos viscosímetros capilares tradicionais. Não há banho líquido para controlar a temperatura e o equipamento tem um design relativamente compacto em comparação com outros viscosímetros.

Por que eles são fundamentais para a indústria de processamento de hidrocarbonetos?

Existem muitas maneiras de medir a viscosidade. Os mais populares são aqueles instrumentos que podem medir diretamente a viscosidade cinemática. No entanto, estes são geralmente instrumentos de menor rendimento, embora tenham um alto grau de precisão. Outros tipos de viscosímetros podem ter maior rendimento, mas normalmente têm menores graus de precisão. O viscosímetro de pressão constante oferece alta produtividade de amostra, bem como boa precisão, ambos os fatores valorizados pelos clientes de processamento de hidrocarbonetos.

O que a PAC oferece para atender a essas necessidades?

A PAC oferece instrumentação de viscosidade projetada para atender toda a gama de necessidade do cliente. Os viscosímetros com capilares da PAC medem diretamente a viscosidade cinemática. Os viscosímetros baseados em pressão constante incluem o JFA-70Xi com medição da viscosidade de combustível de aviação a -20°C e -40°C e o DFA-70Xi com medição da viscosidade de diesel a 40°C.

Com que tipo de materiais isso funciona?

A viscosidade de praticamente qualquer líquido pode ser medida usando viscosímetros de pressão constante. Se o líquido puder ser introduzido no instrumento, sua viscosidade poderá ser medida.

Como o instrumento da Phase pode ajudar o usuário final?

O viscosímetro de pressão constante de fase (CPV) tem muitos benefícios para o usuário final. O CPV é compacto; oferece precisão acima da média em comparação com outros viscosímetros capilares; é fácil de usar e não requer muito tempo de treinamento. O CPV fornece resultados de teste rápidos; possui um sistema rápido e auto-limpante; e foi projetado para maximizar o tempo de atividade e reduzir o tempo de inatividade.

Quais são as áreas de pesquisa que a PAC está investigando para desenvolver ainda mais a viscosimetria?

A PAC está altamente comprometida com os esforços contínuos de P&D no desenvolvimento de soluções inovadoras e de alto valor para nossos clientes.

Abaixo, a transcrição do vídeo, em Português.

Nós somos a Phase Technology desde 1990 nós projetamos, fabricamos, fazemos manutenção em instrumentos para medir fluxo a frio.

Trazendo-lhe esta série de sucesso no mundo mais fácil de usar a Phase Technology tem orgulho de apresentar a série 70Xi analisador de combustível de aviação totalmente compatível com a especificação da ASTMD 1655 usada para certificação do combustível de aviação onde você pode obter três testes críticos em menos de 20 minutos em um único instrumento ponto de congelamento, densidade e viscosidade tanto a -20°C como em -40°C.

Construído nesta plataforma o JFA 70Xi é intuitivo e fácil de operar com seu display colorido touch screen de 15” de alta resolução fornece uma interface amigável esta permite programar e selecionar testes como favoritos em um toque e exibição fácil de ler como as outras informações dos instrumentos da série 70Xi que não requer resfriador externo.

JFA 70Xi usa um novo sistema de injeção de amostra que carrega a amostra automaticamente a quantidade de amostra usada é sempre exata conforme exigida pela método ASTM sem necessidade de pipeta sem contaminação cruzada sem erros humanos JFA 70Xi possui ciclo automático de limpeza que enxagua e descarta a amostra restante sem necessidade de cotonete ou mesmo solventes economiza tempo e garante limpeza perfeita.

Nossa precisão no ponto de congelamento ASTM D 5972 e na viscosidade ASTM D7945 são os dois melhores na indústria O JFA 70Xi determina a viscosidade através a injeção progressiva do combustível de aviação através de um bloco térmico e selado um capilar cuja temperatura é controlada exatamente por refrigeradores termoelétricos e o tempo de trânsito é medido por uma matriz de luz de emissores e sensores.

O JFA 70Xi usa uma força motriz constante em vez de gravidade para medir a viscosidade e é

capaz de testar o combustível de aviação a -40°C, além de -20°C O JFA 70Xi também mede densidade a 15°C, API e gravidade específica.

O JFA 70Xi oferece rápida e soluções intuitivas com alerta incorporado que fornecem mensagens solução de problemas tutoriais e sistema autoguiados e verificação de desempenho que determina problemas em componentes críticos.

Graças à sua característica de economia de tempo e aumento de produtividade o JFA 70Xi pode aumentar seus rendimentos laboratoriais ainda mais com um amostrador automático de 48 lugares. Em amostras de diesel pode medir ponto de névoa e ponto de fluidez Fornecendo maior produtividade do que qualquer outro instrumento.

O JFA 70Xi é verdadeiramente uma solução revolucionária de inovação. A Phase Tecnology é líder em seu mercado. Os métodos de teste são os mais aceitos ao redor do mundo pela indústria de petróleo e nós possuímos a classificação mais alta para repetibilidade, sensibilidade de reprodutibilidade e equivalência para arbitrar testes manuais e métodos.

Phase Technology líder mundial em precisão classe mundial em desempenho.

Posts relacionados

Deixe um comentário