Melhorando a eficiência em fornos: WIM COMPAS – Hobré

2 minutos para ler

A composição e poder energético contido no gás combustível pode variar rapidamente. Quando queimamos gases combustíveis em um forno, o controle da vazão é fundamental para otimizar a qualidade do produto, o rendimento e a eficiência.

Ainda assim, muitos fornos industriais são equipamentos com rotâmetros tradicionais e densímetros interligados a um analisador na chaminé para controle por feedback.

O tempo de resposta para este tipo de controle é muito lento se necessário atuar no caso de variação rápida na composição do gás e ao problema de sensibilidade dos densímetros ao efeito da matriz quando correlaciona a densidade ao poder calorifico. Como resultado, os fornos não atingem a sua máxima eficiência.

Com um tempo de resposta rápido o WIM COMPAS é instalado na linha de gás combustível determinando a previsão para o controle de combustão. Fornece a informação para o controle de vazão e/ou a relação Ar/ Combustível.

O processo de combustão pode ser otimizado, mesmo existindo alta variação de H2. Isso resulta em maior eficiência, qualidade do produto e rendimento, enquanto as emissões são reduzidas.

O retorno de investimento para esta aplicação é tipicamente de alguns meses.

Posts relacionados

Deixe um comentário