ECONOMIA DE HIDROGÊNIO VERDE NA PRODUÇÃO & TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEDIÇÃO EM TEMPO REAL

4 minutos para ler

Medir hidrogênio com analisadores em linha da H2scan na indústria de energia para gás ajuda a:

• Fornecer informações significativas em tempo real;

• Eliminar erros de analisadores lentos ou indiretos;

• Melhorar o uso geral de hidrogênio para reduzir custos;

• Garantir a otimização do processo.

O hidrogênio é um componente cada vez mais importante no mundo para descarbonizar o setor de energia. Há uma pressão crescente para produzir o chamado “hidrogênio verde”, ou seja, hidrogênio proveniente de fontes de energisa renováveis comparado com a reforma do metano a vapor à base de gás natural.

Um método comum é o uso de turbinas eólicas que podem produzir grandes quantidades de hidrogênio de forma limpa. Esse hidrogênio pode então ser armazenado com segurança ou injetado em dutos de gás natural existentes para transporte até os usuários finais.

Obviamente, é imperativo que toda a cadeia de valor é monitorada continuamente para segurança. Isso inclui evitar vazamentos potencialmente explosivos. Além disso, medir a quantidade de hidrogênio presente no gás natural é fundamental para empresas de serviços públicos, clientes de dutos e transporte e, claro, para o cliente final, uma vez que o hidrogênio afeta o valor BTU do gás natural. Saber os níveis de hidrogênio em tempo real permite que os operadores façam ajustes contínuos que otimizam o uso de hidrogênio e garantam uma operação segura.

Os analisadores H2scan em linha podem ser instalados em muitos locais:

  • Em estações de mistura ou pontos de injeção;
  • Ao longo do gasoduto;
  • Nas instalações do cliente logo acima dos queimadores.

Historicamente, o hidrogênio tem sido medido usando um dispositivo de condutividade térmica (TCD) ou um cromatógrafo de gás. As deficiências desses analisadores são bem conhecidas: eles tendem a não funcionar bem com fluxos de gás complexos, podem fornecer dados não confiáveis ​​em certas aplicações (muitas vezes exigindo um segundo analisador para verificar os resultados), ou são caros e difíceis de usar corretamente. O tempo de resposta atrasado, a complexidade e os requisitos de manutenção e o custo (inicial e contínuo) podem tornar o cromatógrafo de gás uma opção cara e imprecisa.

O uso de um monitor de processo em linha da H2scan combina o valor e a velocidade de medição de um TCD com a precisão de um GC. Ao ter a medição do hidrogênio disponível em tempo real, os processos em toda a cadeia de valor da economia do hidrogênio podem ser rigidamente controlados para otimização do processo para maximizar a lucratividade.

Os analisadores específicos de hidrogênio da série HY-OPTIMATM 2700 da H2scan medem o hidrogênio em fluxos de gás complexos. A tecnologia de sensor não consumível de estado sólido da H2scan fornece dados de concentração de hidrogênio contínuos em tempo real sem sensibilidade cruzada para quaisquer outros gases no fluxo, incluindo CO e H2S. Nenhum sistema de referência ou gás de arraste é necessário para relatar de forma confiável e precisa as medições de hidrogênio em tempo real com tempos de resposta rápidos.

  • Flexível: integração simples com o sistema;
  • Fácil de usar: configurações no campo podem ser feitas de maneira remota;
  • Instalação simples em linha;
  • Baixo custo: de instalação, sem necessidade de uso de gases de referência;
  • Para área classificada: certificação ATEX & CSA.

Para obter mais informações, visite https://pensalab.com.br/produto/analisador-de-h2-h2scan

Posts relacionados

Deixe um comentário